História – Prédio da Câmara

camara_antiga

Fachada da Prefeitura Municipal
(atual Câmara Municipal de Caçapava)

Era 1855 e o povoado da Vila de Nossa Senhora de Cassapava começava a surgir, o qual, mais tarde seria a nossa pitoresca Caçapava. O povoado já tinha sido transferido da freguesia de Nossa Senhora D´Ajuda (atual Caçapava Velha), para os arredores da Igreja São João Batista.

A cidade começava a se estruturar e homens e mulheres idealizadores já vislumbravam o futuro brilhante do Município. Terra das fazendas de café, das plantações de arroz, da agropecuária, da taiada, enfim a nossa Cidade Simpatia.

Os primeiros sete vereadores de Caçapava se reuniam numa grande casa localizada à rua Sete de Setembro, 195. A primeira Câmara atuou de 1855 a 1857. O presidente da Câmara também exercia as funções de prefeito municipal. Estes homens pioneiros marcaram o início da política no Município, trabalharam ardualmente para o progresso de Caçapava e não recebiam subsídios.

O atual prédio do Legislativo (antigo Largo São Benedito) já foi cemitério, teatro, cinema e prefeitura municipal.

O primeiro cemitério foi construído na área e funcionou de 1885 a 1879. Posteriormente, no terreno foi construído o Teatro Municipal (1896). Palco de grandes espetáculos recebeu artistas de todo Brasil e também de outros países. O improviso levava o riso e o choro a centenas de espectadores.

Mais tarde, a sede do teatro cedeu lugar ao primeiro cinema do Município, o Cine Elgê. Por volta de 1900, o palco passou a ser sede de uma banda de música, dirigida por Maria do Carmo de Siqueira e sob regência do maestro Henrique Escudero.

Já em 1909 foi inaugurado no local, o Cine Vitória. Grandes filmes foram exibidos na tela do cinema até 1928. Uma orquestra acompanhava a exibição dos filmes que eram mudos. No mesmo ano, o Cine Elite foi o responsável pela sétima arte em Caçapava.

Em 1947, o prefeito Dr. Rosalvo de Almeida Teles promoveu a reforma do prédio que funcionava o cinema (a municipalidade já havia adquirido o prédio em 1908 e arrendado para o cinema). As instalações da prefeitura foram transferidas para o prédio.

No ano de 1951, o prefeito Dr. Aldemar de Moura Resende efetuou a reforma e desta vez foi inaugurada a Câmara Municipal em anexo à prefeitura. Em 1987, no final do mandato do prefeito Francisco Adilson Natali, o prédio foi incendiado, perdendo grande parte da histórica política de Caçapava.
O prefeito José Miranda Campos “Zito”, em 1992, recuperou o prédio onde passou a funcionar a Câmara Municipal, a Biblioteca Edgar Portes e a Secretaria da Educação e Cultura, as quais funcionaram até 1998.

A prefeitura foi transferida para uma casa antiga, localizada à rua Capitão Carlos de Moura, 243, adquirida durante a administração do prefeito José Miranda Campos e apenas as instalações da Câmara Municipal permaneceram no prédio da Praça da Bandeira, 151.

Homens sábios contribuíram e contribuem para a construção da história do nosso Município. Homens enfrentaram dificuldades, porém defenderam seus ideais e acreditaram que um dia era possível o progresso de Caçapava.

Plenário “Vereador Fernando Navajas”

(Câmara Municipal de Caçapava)