brasao

Câmara Municipal de Caçapava
Estado de São Paulo

Cidade Simpatia

Câmara Símbolos Oficiais Prédio da Câmara Datas Comemorativas

Símbolos Oficiais

Brasão de Armas

Brasão

O Brasão de Armas foi aprovado pela Lei Municipal nº 1332/1969, administração do prefeito José Miranda Campos.

O escudo clássico flamengo - ibérico lembra uma raça colonizadora. Uma coroa mural de oito torres, sendo visíveis apenas cinco, na cor prata sobre o escudo, é símbolo universal dos Brasões de Domínio, classificando a cidade na 2ª Grandeza, ou seja, sede da Comarca.

Sobre as ameias da porta principal da coroa mural um escudete na cor azul, que significa a nobreza, a justiça, o zelo, a lealdade e a perseverança.

Ostenta uma Cruz de Cristo na cor branca que representa a religiosidade do caçapavense, enlaçada por uma flâmula com os dizeres em latim, Ecce Agnus Dei, "Eis o Cordeiro de Deus", o símbolo de São João Batista, o Padroeiro de Caçapava.

O chefe do escudo, na parte superior, na cor vermelha é seu ponto de honra e representa a epopéia bandeirante assinalada com o lanço de muralha e o gibão de bandeirante na cor de metal ouro, indica o feito das Bandeiras e a fundação das cidades de São João Del Rei e Tiradentes em Minas Gerais e Campinas no estado de São Paulo.

A cor vermelha é o símbolo da audácia e lembra a índole do bandeirante. A cor metal ouro representa a riqueza , o esplendor, a grandeza e mando.

Nos ramos exteriores ao escudo, o ramo com frutos de café lembra a riqueza agrícola do município no passado e a haste de arroz lembra a riqueza agrícola atual.

No listel de goles (vermelho), cuja cor identifica, também, a dedicação e o amor à terra natal pelo caçapavense, em letras argentinas (prateada) inscrito o topônimo "Caçapava", ladeado pelos milésimos 1855 (ano de elevação de Caçapava à categoria de Vila) e 1875 (ano de elevação de Caçapava à categoria de cidade).

A cor sinopla (verde) do campo do escudo é hierógrifo da civilidade, alegria, abundância (o verde simboliza a esperança). E a esperança é verde porque se refere aos campos verdejantes na primavera, à espera de farta colheita.

A faixa ondada na cor prata (ardente) representa o Rio Paraíba do Sul, em cujo vale ergue-se a cidade e as montanhas heráldicas de jale (ouro) simbolizam as Serras da Mantiqueira e do Mar que enfeitam a paisagem do Vale do Paraíba.

A cor metal prata é o emblema de paz, trabalho, amizade, prosperidade, integridade e pureza.

Bandeira de Caçapava

Brasão

A Bandeira de Caçapava está dividida no seu centro com um traçado largo em cruz, símbolo do espírito cristão caçapavense.

A cor amarela é o símbolo da glória, explendor, grandeza e poder. Ao centro um losango amarelo e no seu interior o Brasão de Armas, que representa a Sede do Município. Partindo do losango, quatro faixas dividem a Bandeira em quartéis, simbolizando a irradiação do poder municipal nos quadrantes do município (Norte, Sul, Leste e Oeste).

O vermelho representa o espírito de luta, o valor e a intrepidez das "Gentes Caçapavenses". As três estrelas representam as três cidades fundadas pelos bandeirantes partindo de Nossa Senhora D´ ajuda, a "célula máter" de Caçapava (São João Del Rei, Tiradentes e Campinas).

O verde simboliza a esperança, a honra e o amor pela liberdade do povo caçapavense. É o símbolo que glorifica e representa o município de Caçapava.

Hino à Caçapava

Letra: Profa. Olívia Alegri

Música: Profa. Cely Gomes Ferreira Dias

            Oh! Caçapava,
            ao longe, dantes,
            do ceú azul, dos arrozais, lá na ribeira;
            do Paraíba,
            dos bandeirantes,
            dos cafezais, dos alcantis da Mantiqueira!

            Coro

            É “simpatia”
            hospitaleira,
            serena e calma florescendo sempre está;
            de gente amiga,
            bondosa e ordeira
            e que possui fibra do Jequitibá!

            II
            Oh! Caçapava,
            de São João,
            de um Regimento que orgulha o brasileiro;
            que leva à glória
            a Educação
            e que abre os braços com carinho ao mundo inteiro!

            Coro

            III
            Oh! Caçapava,
            dos que lutaram
            pelo progresso e pelo encanto que hoje encerra;
            e grande exemplo
            do amor deixaram
            e de trabalho pelo povo e pela terra!

            Coro

            IV
            E são pela grandeza
            da Pátria unidos,
            os seus filhos queridos
            com civismo e nobreza.
            É por São Paulo! É pelo Brasil!
            

Arquivo para download: hino.zip ou hino.mp3 [Tamanho: [2MB]]