Vacinação contra a Influenza (gripe) entra na 3ª etapa com abertura para novos públicos

Saúde - Quarta-feira, 09 de Junho de 2021


Vacinação contra a Influenza (gripe) entra na 3ª etapa com abertura para novos públicos

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, começa, a partir de amanhã, 9 de junho, a 3ª etapa da vacinação contra a Influenza (gripe) para novos grupos: Pessoas com comorbidades respiratórias, portadores de deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. A campanha é cumulativa e os demais públicos, como idosos acima de 60 anos e gestantes, que ainda não tenham tomado a vacina ainda podem procurar os postos de vacinação.

Em Caçapava, são três os pontos de vacinação contra a Influenza: o Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida - Avenida Dr. Pereira de Mattos, 229 – Centro (próximo ao Mercado Municipal), das 9h às 16h; o Posto de Saúde da Vila Menino Jesus (Rua Antônio Guedes Tavares, 184), das 8h às 16h; o Posto de Saúde de Piedade (Rua João Antônio Nogueira, 110), das 8h às 16h e o Posto de Caçapava Velha (Estrada Municipal Amadeu Tenedine, 249), das 8h às 16h.

Para tomar a vacina, a pessoa deve apresentar receita médica, no caso de comorbidades e portadores de deficiência e vínculo empregatício para os trabalhadores dos diversos setores.

 

Por que se vacinar contra a Influenza

 

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, cujo agravamento pode levar ao óbito, principalmente entre as pessoas que apresentem fatores de risco, como idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas.

A vacina tomada anualmente garante a imunização contra a doença, reduzindo casos de internação, especialmente neste momento de combate ao coronavírus.

Outro fator que aumenta a necessidade da vacinação é que como a gripe e a Covid-19 têm sintomas bastante similares, fica mais fácil o diagnóstico das pessoas que porventura tenham se imunizado contra a gripe.

A vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19. Todos os cuidados de higiene e segurança devem ser mantidos, como o uso de máscaras, o isolamento social e a higiene das mãos.

 

Via Prefeitura de Caçapava

 

 

 

Câmara Municipal


Caçapava