Eventos - Terça-feira, 01 de Novembro de 2022

Câmara recebe iluminação especial como alerta para a prevenção ao câncer de próstata

Em apoio ao Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata, a Câmara estará iluminada de azul no período de 1 a 30 de novembro.

A iniciativa busca chamar a atenção dos homens sobre a importância da realização de exames periódicos para diagnóstico precoce da doença.

O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Teve como inspiração o Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Prevenção
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens, com uma previsão de mais de 65 mil novos casos diagnosticados em 2020.

Os exames periódicos anuais são importantes porque a doença normalmente não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que faz com que muitas vezes só seja detectada em estágios mais avançados. Se for descoberto e tratado precocemente, o câncer de próstata apresenta cerca de 90% de chances de cura.

A SBU recomenda que o exame de toque retal seja feito anualmente a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e dos 45 anos para negros e homens com casos na família.