Caçapava, quarta-feira, 29 de junho de 2022 Telefone (12) 3654-2000

Cultura - Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021

"Bolinho de São João" e "Taiada" se tornam Patrimonio Cultural do Município

Foi aprovado ontem, os projetos de lei Nº 151/2021 e Nº 152/2021 de autoria do vereador Vitor Tadeu Camilo de Carvalho, declarando o “Bolinho de São João” e a "Taiada" Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Caçapava.

Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.

O autor do projeto falou a respeito do "Bolinho de São João"  ou “Bolinho de Caçapava” em seu projeto: “Esse exemplar de nossa culinária típica remete às Festas de São João, quando comemoramos a data de nosso padroeiro, e está presente na vida de gerações e gerações de caçapavenses, como um dos símbolos da nossa tradição. Durante essas festas, filas e filas são formadas para os que querem se deliciar desse produto que traz no paladar de cada apreciador um pouco de nossa origem, história e cultura.” justificou.

Já em relação a Taiada, o vereador disse: “Nosso doce típico feito de cana-de-açúcar e gengibre é tão tradicional em nossa terra que dá o apelido a todos que nascem na cidade. Não há uma taiada sequer que não conheça a doçura dessa iguaria, expressão de nossa culinária mais típica e mais uma de nossas características culturais.”

Portal atualizado em: 28/06/2022 20:38:45